domingo, 9 de noviembre de 2014

Ingurugela en Japón. Encuentro Confint.


La compañera de Ingurugela, Miren, ya está en Japón. Parece que llueve, por la foto que ha enviado. En ella aparece con Rachel Trajber, de Brasil, madre del proceso de Conferencia Internacional de Jóvenes: Cuidemos el Planeta. Nos mandan muchos recuerdos.
Hice llegar a Rachel el artículo sobre la Confint, del Boletín del Ceneam de este mes. Ella lo compartió y estas son algunas de las respuestas que me han llegado y quiero compartir.

Querido Josemanu,
Que emoção ler tua doce mensagem lembrando de San Clemente de Tuyú! Foi esse momento que marcou tantos desdobramentos e realizações autônomas, criativas e ricas como nunca poderia imaginar. 
Como diz o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global: somos todos aprendizes de sustentabilidade.
Amanhã vou para o Japão, na Conferência da Unesco da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, levo comigo a alegria dessas notícias tão boas para meu coração. Compartilho com os amigos e amigas que também deram o melhor de si para a Confint.
Agora moro em São Paulo (Taubaté) e trabalho com outro desdobramento da EA, os desastres naturais, mudanças climáticas, sem perder a dimensão da sustentabilidade.

Gracias, amigo Josemanu! 
Rachel

Lindas notícias, Raquel! 
Como alimentam esses desayunos coletivos! Como frutificam!
Parabéns, saudades, 
bjs
André

Saudações amigos e amigas,
Agora mesmo tenho na mirada um lugar comum de onde trabalhamos fortemente para contribuir com esse processo.
Estou de volta a CGEA para uma passagem rápida.
Muito feliz por aprender um pouco mais sobre a potência do simples.
Abraços, 
Jefferson

Que coisa boa!
Assim acontecem com as sementes, não é?!
Fico muito feliz por ter feito parte da boa plantação...
VIVA!
Um abraço apertado em cada um
Grácia
Querid@s,
Só posso dizer que sou profundamente grata por fazer parte desse Círculo Virtuoso que ganhou o mundo, e desejo que cada um@ de nós, esteja onde estiver continue a semear sonhos, buscando dar o seu Melhor pelo Planeta, pela Educação, pela Felicidade coletiva.
Abraços,
Naiara

Queridos, 
Vocês não sabem a alegria que sinto ao ler essas notícias e perceber que esse lugar, esses momentos e essas pessoas que trago na memória como fonte de profunda transformação, na verdade, não estão na minha memória, estão cada vez mais presentes, no tempo presente, em todo o mundo.
Obrigado e muita saudade!
Abraços
Rangel  

Querida Rachel, André Lázaro e todos,
Acabo de voltar esta semana do encontro na França com os membros do Fórum Internacional Ética e Responsabilidades apoiado pela FPH que foi nossa parceira estratégica na CONFINT. Fiquei maravilhada ao ouvir o relato de Lydia Nicollet uma das facilitadoras do processo da CONFINT na Europa por meio de Monde Pluriel em Grenoble:  São 15 países participantes na Europa mais de 800 escolas e agora na Espanha Josemanu nos conta que  son más de 2.000 centros los que realizan sus Confint Escolares y Confint autonómicas. !!!
Que orgulho ter participado desse processo inicial da CONFINT 2010 com metodologia nossa brasileira , tendo as Responsabilidades Compartilhadas construindo sociedades sustentáveis na base de tudo e ver que o processo continua mundo a fora mais e mais...Graças a vocês e ao governo do Brasil...
Todos juntos Let’s Take Care of the Planet, rumo a COP 20 em Lima dezembro de 2014 e COP 21 em 2015 em Paris.
Bjs com carinho
Isis

No hay comentarios:

Publicar un comentario